domingo, 9 de setembro de 2012

Assembleia do dia 05 de setembro deliberou o final da greve e continuidade da luta.


Assembleia do dia 05 de setembro deliberou o final da greve e continuidade da luta.
Em assembleia geral com presença de 230 participantes, realizada na quarta feira (05/09), os docentes da UFBA decidiram manter a greve até o dia 13 de setembro, quando serão completados 107 dias de paralisação. O encerramento da greve se dará com ato público que buscará marcar o fortalecimento da luta dos docentes com presença dos dirigentes da UFBA e outras personalidades que serão convidadas.
 A greve dos professores da Universidade Federal da Bahia terminará na próxima semana, mesmo após o envio do Projeto de Lei 4368/12 ao Congresso Nacional, no dia 30 de agosto, o qual, na opinião dos docentes, aumenta a desestruturação da carreira. No entanto, foi com essa greve que o governo Dilma abriu negociação com a categoria após protelar por quase dois anos, não apresentando resposta às propostas protocoladas pelo sindicato nacional, à mesa instalada no Ministério do Planejamento. O prolongamento desta greve demonstra a insatisfação da categoria com o tratamento intransigente dado pelo governo Federal à sua pauta de reivindicação e o descaso efetivo deste com a educação e a universidade pública. O embate direto com o governo se deslocou para outro cenário, o Congresso Nacional, onde se fazem necessários outros instrumentos de luta apropriados a essa nova situação. Por possuir tal entendimento, os professores compreenderam que a greve não é o instrumento mais eficaz para enfrentar os desafios políticos postos ao movimento docente neste novo momento. Desta forma, os professores deliberaram pelo encerramento da greve docente na UFBA no dia 13 de setembro, dia em que realizarão um ato que apontará os encaminhamentos necessários para a mobilização no período pós-greve.
Na assembleia do dia 5 de setembro, os docentes avaliaram que a greve conseguiu vitórias importantes, tais como: reestabelecimento das assembleias enquanto espaços de reflexão e decisão da categoria - instrumento abandonado e negligenciado pela ex-diretoria da APUB; reorganização do movimento docente no cenário nacional; aumento do montante de recursos destinado pelo governo, cerca de 4,2 bilhões de reais, para a reposição salarial docente - longe de atender as nossas necessidades e reivindicações, mas só conquistado através da nossa mobilização. Além do mais, pudemos debater acerca das condições de trabalho docente e pautamos a situação da universidade pública no cenário político para o conjunto da sociedade. O pano de fundo deste debate, como ficou evidente em diversos momentos desta greve, é o tipo de universidade que se pretende construir para enfrentar os desafios postos para o desenvolvimento do país.

Com essa assembleia, os professores da UFBA põem fim às informações disseminadas pelo grupo de diretores destituídos da APUB, que alegaram já estar encerrada a greve a partir de consulta plebiscitária eletrônica, procedimento que desrespeita a decisão tomada em assembleia que suspendia a realização de plebiscito/referendo durante a greve. Os docentes da UFBA, mais uma vez, reafirmam que somente as assembleias têm a prerrogativa de decidir pela continuidade ou fim de greve, conforme estabelecido no Estatuto do Sindicato. A diretoria da APUB foi destituída por desrespeito reincidente às decisões da categoria, tomadas em seu fórum estatutário máximo, a assembleia geral, a qual também elegeu uma comissão provisória de transição para dar normalidade ao funcionamento do sindicato e convocar eleições para nova diretoria (mais informações no blog da comissão provisória de transição - http://comissaoprovisoriaapub.blogspot.com.br/).
Os estudantes da UFBA também decidiram pelo retorno conjunto com os docentes no dia 13. A partir da comunicação do comando de greve para a Reitoria da UFBA, esta deverá tomar as providências pelo retorno às atividades normais da instituição, inclusive com estabelecimento de novo calendário de aulas.

Todos ato de encerramento da greve no dia 13 de setembro
 A força que a categoria demonstrou nesses mais de 100 dias de luta será evidenciada para o governo, executivo e legislativo, bem como para toda a sociedade com um ato público forte. Para continuarmos lutando precisamos deixar muito clara a nossa força e disposição de lutar e negociar sempre. A greve chega ao fim, mas o movimento segue forte e coeso, tendo sido capaz de superar as tentativas de divisão trazidas por setores que desde o início diziam aos professores que não era a hora de lutar. Participe da reunião do comando local na segunda-feira às 9 horas para contribuir com a construção de um grande ato de encerramento de greve e da luta que se seguirá.

Audiência com a Reitora
O Comando de Greve dos Docentes da UFBA e a Comissão Provisória de Transição tiveram audiência com a reitora Dora Leal, no dia 06 de setembro. Na ocasião, protocolamos o documento que informa que os professores reunidos em assembleia, realizada, no dia 05/09, na Faculdade de Arquitetura, decidiram pelo fim da greve na instituição iniciada em assembleia no dia 29 de maio. A data de encerramento agendada deliberado após intenso debate foi o dia 13 de setembro. Nesta data, realizaremos um ato de finalização do movimento. Na oportunidade foi protocolado o documento final com as reivindicações da pauta local, bem como a contraproposta construída pelo movimento docente em nível nacional, além da pauta local dos três setores (técnico-administrativos, estudantes e docentes).
  O Comando de Greve reiterou a esperança que possamos seguir dialogando com esta reitoria acerca das pautas tratadas neste período a qual expressa o acúmulo de organização da categoria e da relação com a administração central da UFBA.