domingo, 12 de agosto de 2012

Todos às assembleias de 15 de agosto


TODOS ÀS ASSEMBLEIAS DE 15 DE AGOSTO!
O Comando de Greve dos Docentes da UFBA comunica que – encaminhando deliberações da assembleia de 07 de agosto de 2012, referente à marcação de assembleia para 15 de agosto de 2012 com a pauta única destituição da diretoria da APUB – encaminhou para publicação em jornal os editais de convocação de duas Assembleias para o dia 15 de agosto de 2012, na Faculdade de Arquitetura da UFBA. A primeira iniciando-se às 14:00h, com ponto de pauta único “Destituição da Diretoria da APUB”. A segunda, com início às 16:30 h, com pauta “Greve: avaliação e encaminhamentos”.
O Comando de Greve dos Docentes da UFBA entende que foi eleito para a condução da Greve. Entretanto, na UFBA, esta tarefa esteve continuamente marcada pela contradição de a diretoria da entidade, assumindo uma concepção cupulista de sindicato,romper com sua base desprezando as decisões por ela tomadas e constituindo-se como obstáculo à luta. Esta concepção de sindicalismo da Diretoria da APUB levou a um altíssimo grau de insatisfação entre os docentes da UFBA que vêm lotando as 12 assembleias até aqui realizadas, demonstrando sua disposição para a greve por carreira, salário e condições de trabalho. Ao descumprir decisões dos docentes, a diretoria da APUB vem desprezando a concepção de representação que está sendo cobrada pela base levando a categoria a reivindicar sua destituição, o que vem ocorrendo desde 05 de junho de 2012, quando a diretoria recusou-se a convocar a assembleia do dia 05 de junho e insistiu em realizar plebiscito com o fim evidente de deslegitimar a Greve dos Docentes da UFBA.
Atendendo ao clamor da base mobilizada, o CLG entende que, tendo também estado na mesa que dirigiu a assembleia do dia 07 de agosto de 2012, inclusive tendo feito a ata, está delegado a encaminhar e viabilizar a convocação da assembleia de destituição, marcada para 15 de agosto, dado que a direção da APUB, contrariando a proclamação feita pela própria diretora na assembleia, até o presente momento não fez essa convocação.
O CLG reforça que o pedido de destituição da diretoria é uma prerrogativa, um poder e um direito do filiado ao sindicato. Além disto, torna público que qualquer processo de destituição deve ser precedido de amplo direito de defesa e que o CLG manterá a firme disposição de que a Diretoria da APUB tenha amplo direito de defesa na assembleia enquanto espaço propício ao debate franco e aberto e à tomada de decisões democráticas.
Reafirmando a disposição da categoria por um sindicato que respeite as decisões de maioria e exerça o seu papel de luta pelos interesses da categoria, conclamamos os docentes da UFBA a comparecer a assembleia de 15 de agosto de 2012.

PELO FORTALECIMENTO DA GREVE DAS IFE POR CARREIRA, SALÁRIO E CONDIÇÕES DE TRABALHO!
PELA DEMOCRACIA SINDICAL!
PROFESSOR FILIE-SE À APUB E VENHA AJUDAR A CONSTRUIR SEU SINDICATO COMBATIVO E DE LUTA!!!