segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Assembleia aprova contraproposta e reafirma a greve

Greve dos Docentes da UFBA continua. Professores enviam contraproposta ao governo.

Nesta segunda-feira, 20 de agosto, os professores da Universidade Federal da Bahia realizaram mais uma assembleia geral convocada para avaliar a greve. Com a participação de 177 docentes, duas abstenções e nenhum voto contrário, a assembleia aprovou a continuidade da greve. A contraproposta sistematizada pelo Comando Nacional de Greve (CNG) foi aprovada para ser protocolada no Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão, alterando-se o valor do piso para R$ 2.018,77 e do índice dos degraus para 4%, reestruturando a carreira. Desta forma, a  reestruturação que propomos projeta uma nova malha salarial entre o piso e o teto  propostos pelo governo. Foi aprovado ainda autonomia ao Comando Nacional de Greve dos Docentes a negociar diretamente com o governo dentro dos princípios estabelecidos pela categoria.

Na opinião dos Professores, o mais grave e preocupante é a atitude do governo que entende o processo negocial como um ultimato aos docentes, pois à categoria caberia tão somente aceitar a proposta apresentada e dar-se por encerradas as negociações. Este é um comportamento autoritário e antidemocrático porque não dialoga e desconsidera arbitrariamente as reivindicações de um dos interlocutores presente na mesa, ou seja, os professores. Além disso, o governo não apresentou uma linha sequer acerca das reivindicações que protocolamos sobre as condições de trabalho.

A próxima Assembleia, foi marcada para sexta-feira, 24 de agosto, às 14:00h, para avaliar os avanços das negociações em Brasília, nos Ministérios do Planejamento e da Educação, e pela Reitoria da UFBA