sábado, 28 de julho de 2012

Manifestação da Escola de Nutrição contra a consulta do Proifes


O comando de greve da ENUFBA solicita a todos os professores que fiquem atentos e não votem no referendo proposto pela APUB para avaliação da Proposta do Governo. A APUB tem desempenhado um papel de minar  greve dos docentes da UFBA desde o seu início. Em Assembleia do dia 25/07/2012 realizada no Auditório da Faculdade de Arquitetura com a presença de representantes da APUB, inclusive como um os membros da mesa que conduziu a Assembleia, ficou decidido por ampla maioria de um total de 188 professores presentes que não aceitaríamos a proposta do governo e também com apenas 05 abstenções e nenhum voto contrário que manteríamos a Greve dos Docentes na UFBA, inclusive contando com a cobertura da imprensa local (TVE e TV Bahia).
 
O PROIFES tem tentado minar o movimento de greve fornecendo informações equivocadas sobre a proposta do governo, que para os que tem participado das assembleias fica muito claro perceber que a proposta do governo não traz ganhos reais. Inclusive, na última assembleia foi aprovada a publicação de uma nota em jornal de grande circulação esclarecendo à população sobre o porque da continuidade da Greve dos Docentes na UFBA e ressaltando que o PROIFES não nos representa de fato; pois tem tomado posições de negociação junto ao governo sem ouvir as bases, inclusive procurando o governo em separado das outras instituções para realizar negociações, na tentativa de enfaquecer o movimento. O sindicato e associações devem atender aos interesses da categoria e por isso devem ter a sua atuação fundamentada nas descisões da base, ou seja dos docentes aos quais representa mas essa não tem sido a postura do PROIFES em relação aos professores de 05 das 07 universidades as quais ele diz representar, dentre elas a UFBA. E a APUB, infelizmente, tem seguido a mesma linha que encaminha informações que visam confundir a categoria.
 
 Contudo, como a maioria dos professores da ENUFBA não tem participado das assembleias se faz necessário esse esclarecimento e também a recomendação da necessidade de que todos procurem informações sobre a proposta do governo nos sites das associações, bem como da necessidade de participação das assembleias para que participem efetivamente do movimento grevista. 
 
Adiciono a isso que a proposta do governo não traz qualquer discussão sobre a melhoria nas condições de trabalho docente, tratando a greve como se esta representasse apenas a busca por aumento de salário. A discussão do término da greve deve ocorrer no mesmo fórum onde ela foi gestada, na Assembleia dos Professores e junto ao Comando de Greve dos Docentes da UFBA que sustentou a greve e atendeu as demandas dos docentes desta universidade.
 
Saudações a todos.
 
Comando de Greve ENUFBA