sábado, 7 de julho de 2012

Moção de repúdio ao Diretor do ICI


Moção de Repúdio às Declarações do Diretor do Instituto de Ciência da Informação (ICI) Prof. Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva

O Comando de Greve dos Estudantes da UFBA repudia as declarações do referido diretor do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia qualificando os/as estudantes em greve como “fascistas”. O nefasto adjetivo expelido pelo professor foi motivado quando o mesmo tomou conhecimento da deflagração da greve por parte do corpo estudantil, com a presença de mais de 2000 estudantes.
Tal declaração circulou livremente por listas de e-mails e não estimula em nada o amplo debate democrático que o movimento grevista dos três segmentos vem instalando na universidade. Ademais, o professor enfatiza a não legitimidade da greve dos docentes e estudantes, o que demonstra total desconhecimento das decisões encaminhadas pela Assembleia dos Estudantes do dia 06 de junho e pela Assembleia dos Docentes realizada no dia 29 de maio e pelas Assembleias subsequentes. Em relação ao local da Assembleia dos Estudantes, o professor sugere que o mesmo tinha sido propositalmente escolhido por ser um espaço menor.
Esclarecemos que o salão nobre da reitoria da universidade naquela oportunidade estava ocupado e o maior auditório disponível naquele dia e horário era o da Faculdade de Arquitetura. Pregamos, como não poderia deixar de ser, a defesa da mais ampla liberdade de expressão, de modo a assegurar a livre circulação de opiniões, ideias e pensamentos. Entretanto, ressaltamos que essas mesmas liberdades não são absolutas e nem visa admitir a proliferação de abusos. Dessa forma, o Comando de Greve dos Estudantes da UFBA manifesta total repúdio a qualquer ataque ou intervenção na livre organização estudantil em seus fóruns.
“Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda”. (Cecília Meirelles)
 
Salvador, 21 de junho de 2012.
Comando de Greve dos Estudantes da UFBA